terça-feira, 12 de março de 2013

Driblando a ansiedade.


Vamos driblar a ansiedade?





A ansiedade é um sentimento normal, presente na vida de todos nós, essa é a chamada ansiedade fisiológica. Se não tivéssemos ansiedade nenhuma, seríamos indivíduos apáticos, sem metas e objetivos. Por isso, se pensarmos bem, a ansiedade tem seu lado bom! Pórém, nós últimos
anos tem crescido muito o número de pessoas que adoecem devido à ansiedade excessiva.

Bom, mas o que a ansiedade tem a ver com a alimentação? Tudo! Afinal, têm pessoas que comem mais quando estão ansiosas, outras já não conseguem comer nada, pois tem a sensação de um 'nó na garganta'. De uma maneira ou de outra a ansiedade exagerada influencia a alimentação e a vida, de uma forma geral.

Aí vão 5 dicas para driblar a ansiedade:

1. Evite excesso de doces e cafeína: os alimentos preferidos quando bate a ansiedade com certeza é o chocolate (e doces em geral) e um cafezinho, esses alimentos causam um bem-estar momentâneo, mas depois a ansiedade volta com tudo

2. Pratique atividade física: é comprovado que o exercício físico acalma, pois libera uma substância chamada enforfina que proporciona um estado de bem-estar e relaxamento. Você também pode aliar o exercício à uma atividade de relaxamento.

3. Inclua alimentos ricos em triptofano: o triptofano é o precursor da serotonina, uma substância que promove a sensação de bem-estar. Algumas fontes são: banana, arroz integral, castanhas, frutas, feijão, soja, legumes e cereais.

4. Inclua fontes de ômega 3: o ômega 3 é uma gordura poliinsaturada que atua no sistema neurológico, além de evitar processos inflamatórios e aumentar o colesterol bom (HDL) no organismo. Algumas fontes são: linhaça, óleos vegetais, azeite e peixes, como o atum, truta e salmão.

5. Faça algo que você goste: reserve alguns minutinhos do seu dia para fazer algo PARA você, algo que você goste! Qualquer coisa mesmo, seja ler um livro, escutar música, assistir uma série, jogar videogame, desenhar, fazer artesanato, tocar um instrumento. Aproveite esse momento para se desligar das preocupações.

Ah, e não sofra por antecipação, esse é o primeiro passo para aprender a conviver com a ansiedade!

Boa semana!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário